Monday, September 28, 2015

A Convocação para o Monte Tabor


Cenas do Nepal.
Homens carregam alimento para
 seus cabritos em cestos nas costas
Meninas carregam pesos enormes a
longas distâncias.
Trazem o produto do campo
 para a cidade. Até mesmo
 materiais de construção.

Uma parada na estrada.
Aqui vendem peixes secos.
Uma iguaria direto do rio que corre atrás.
O banheiro aqui é um desafio.
O famoso buraco no chão.
Visita à Vila de Horka-Nepal
Eu estou no meio. 






Preparando nosso almoço
























Moradia na Vila de Gorka
As vacas, sagradas para o hinduísmo.




Dia 25 de abril de 2014.
Iniciando uma rotina de oração, no primeiro dia anotei o Livro de Joel 2.28-32 – “E depois disso derramarei do meu Espírito sobre todos os povos ...”
Enquanto orava em línguas o Espírito do Senhor falou em minha boca: “ Leva-me ao Monte Tabor”. Na verdade, eu pensei: “Preferia pedir ao Senhor que me levasse ao Monte da Transfiguração”.
Imediatamente quis saber mais sobre o Monte Tabor. Hoje ele se chama Har Tavor. Está localizado na baixa Galiléia, no final leste do Vale de Jezreel.
Duas mulheres, Débora e Jael, derrotaram nele os cananitas que já prevaleciam há 20 anos contra Israel. Barak lutou sob a liderança de Débora, juíza em Israel, contra Jabin (comandado por Sísera), povo cananita. Em Juízes 4.6 consta que o Tabor foi o local do ajuntamento para a guerra.
Tabor também é conhecido como “Monte da Transfiguração”. Glória a Deus! É mencionado em  Mateus 17; 2 Pedro 1.16-18; Marcos 9.2-9; e Lucas 9.28-37.
Esse monte foi palco de muitas guerras ao longo dos vários períodos da história. Guerras aconteceram durante o período Bizantino no quarto século; depois durante o período Árabe em 947; durante as Cruzadas Cristãs; em 1799 durante o tempo de Napoleão Bonaparte e também em 1948 houve guerra no Monte.
Hoje ele é ocupado por dois monastérios: católico e ortodoxo. A Igreja Católica construiu a Igreja da Transfiguração e a Ortodoxa, dedicou um templo a Elias.
O vale do Megido fica no Vale de Jezreel (O Tabor também). Gideão venceu nesse Vale. Neste local acontecerá a batalha final do Armagedom (nome derivado de Megido).

Jezabel foi morta por Jeú em Jezreel. Mas ainda sobrou dela o crânio, as mãos e os pés (2 Reis 9.1-10). Algo da estrutura, algo de suas obras e algo de seu poder de pisar caracterizado pelos pés, ainda sobrou; mas ao final será destruída por completo.