Monday, January 2, 2017

Crer - Uma Decisão!

Família de ribeirinhos no Amazonas
Julho de 2016


Almoço missionário em Paricatuba, próx. a Manaus.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Rm 10:9,8

A instrução sobre o perdão é de que devemos dizer que perdoamos nossos ofensores, declarando seus nomes. Fazemos isso em obediência à Palavra de Deus num ato de decisão voluntária, nos rebelando contra a tirania de nossos próprios sentimentos. Uma vez realizado o ato com base em nossa fé na Palavra, nossa carne, emoções e sentimentos, vão seguir o rumo natural de se sujeitar.

Submetei-vos a Deus; resistis ao diabo e ele fugirá de vós (Tg 4.7).

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé (I Pe 5:8,9).

O texto de Romanos 10 me veio em seguida à mente sobre a importância de crermos de todo coração e confessar nossa fé em Cristo para salvação.

Crer não é algo na área de nossas emoções. Crer é uma decisão tomada pela nossa vontade, nosso soberano livre-arbítrio. Se decidirmos crer na Palavra de Deus nada mais nos deterá e, como disse Jesus, poderemos ordenar à montanha e ela vai obedecer. A expressão força de vontade, nos fala dessa vontade forte que vence todos os obstáculos; que não vacila, como nos diz Tiago. Essa pessoa não tem ânimo dobre, não é como as ondas do mar que vêem com força e parece que vão conseguir chegar ao alvo, mas logo recuam para tentar novamente.

Crer é uma decisão. Tomé decidiu não crer na ressurreição de Jesus a não ser que pudesse ter pessoalmente as evidências físicas.


Já a mulher com o fluxo de sangue determinou crer e afirmou que se tocasse no manto de Jesus seria curada. Foi feito segundo sua fé e a fé dela a salvou.


Eu posso decidir crer, mesmo sem sentir nada a respeito ou mesmo crer diante de evidências contrárias. Minha insistência e minha vontade teimosa em crer na Palavra de Deus vai resultar em vitória.
Precisamos nos encharcar da Palavra até que, nossa natureza caída e a maneira de pensar errada, não possam mais ser encontradas por terem sido absorvidas pela nossa nova personalidade em Deus. Há que chegar a um ponto de saturação quando acontecem as mudanças. Essa mulher de que falamos chegou nesse ponto do “vai ou racha”. Ela estava falida, depois de 12 anos com hemorragia e marginalização, sendo considerada imunda e já sem qualquer outro recurso.
 Há que começar a sonhar, dormindo e acordado, com aquilo que você deseja e então, só então, algo novo irromperá à luz. É um processo bem semelhante à gravidez de uma mulher: ela só pensa no bebê, vive antecipando o momento de vê-lo, prepara o berço, o enxoval, o quarto ... e sonha. Sonha que já tem o filho nos braços.



No comments:

Post a Comment