Wednesday, January 2, 2019

O Que Você Tem Na Sua Mão? Êxodus 3,4

Rio Ganges na Índia


Rio Ganges na Índia
O Que Você Tem Na Sua Mão?
Êxodus 3,4

Êxodus 3:3 – “Então disse consigo mesmo: Irei para lá, e verei essa grande maravilha, porque a sarça não se queima”.
A iniciativa pertence ao Senhor. Ele se mostrou de uma maneira diferente e esperou pela reação de Moisés.
 As circunstâncias nos rodeiam todo o tempo e Deus tenta mostrar-se através delas. Algumas vezes o ignoramos, outras reagimos com medo e fugimos, e algumas vezes prestamos atenção e paramos para entender o que está acontecendo, analisamos a situação e pensamos no assunto.
A Palavra nos diz que Moisés parou para ver, prestou atenção e pensou. Depois que ele pensou, tomou uma decisão e foi em frente tentando saber mais, entender o significado daquele estranho fenômeno.
Em seguida, Deus, que observava a reação Moisés, viu que ele estava vindo para olhar e chamou seu nome. Deus o chamou de dentro do arbusto que ardia. Deus nos chama muitas vezes através, de dentro das circunstâncias de nossas vidas.
Novamente Moisés reagiu de maneira certa. Ele respondeu, “Eis-me aqui.”. Ele estava pronto para ouvir.
Então Deus começou a direcioná-lo: tire as sandálias de seus pés. Na cultura oriental você tira os sapatos toda vez que entra numa casa ou templo, porque seus sapatos são sujos da poeira da rua. O local interno é separado do local externo, é separado, limpo e você mostra respeito quando evita contaminar com seus sapatos “da rua”. Santo significa exatamente algo colocado a parte, separado para uso especial, por especial razão, algo limpo.
Quando Deus se identifica, Moisés esconde sua face, porque ele ficou com receio de olhar para Deus. Ele compreendeu o quanto aquele lugar e aquela presença eram santos.
Deus, então, entregou a ele seu chamado: “Então, agora vai! Eu te envio a Faraó para tirar o meu povo o Egito”.
Deus envia a cada um de nós com sua mensagem, para libertar o povo do Egito, que estava debaixo do controle de Satanás (Faraó).Essa é nossa Grande Comissão, a grande tarefa.
Mas como muitos de nós, Moisés se recusou a obedecer, se recusou a levar a mensagem e liderar o povo para a liberdade.
Ele pensou que não era possível cumprir uma tarefa tão grande. Argumentou que não tinha nem habilidade e nem autoridade suficiente para isso.
Deus respondeu que Ele próprio estaria com Moisés e deu como garantia um sinal: “Quando você trouxer o povo do Egito, vocês virão adorar nesta montanha.”
Deus disse “quando” você voltar, e não “se” você for. Vejam, Deus não tinha dúvida de que isso aconteceria.
Então Moisés começou a sentir movido e disse: “Suponha que eu vá ...”
Todo esse diálogo é muito interessante. Moisés levanta outra questão: “Se eles perguntarem quem me enviou o que eu digo? Em outras palavras: “Eu nem te conheço”.
Uau!  Moisés está realmente incomodado! Começamos o capítulo quatro com ele duvidando e reticente: "Se eles não acreditarem em mim?"

Ok, se o nome do Senhor, não fosse o suficiente para convencê-los Ele iria mostrar alguns sinais sobrenaturais. Mas, para isso, Deus precisaria de alguma colaboração Moisés.

Então o Senhor disse a ele: O que é isso que você tem em sua mão?
“Um cajado”, ele respondeu.

“Então vamos em frente!” Deus começou a usar esse cajado como instrumento para realizar todas as incríveis maravilhas que capacitaram Moisés a cumprir sua missão.

O que você tem em suas mãos que Deus possa usar para a sua glória?

O cajado de Moisés representava somente a autoridade para conduzir as ovelhas de seu rebanho, mas Deus usou esse pedaço de pau como símbolo de Sua autoridade e poder. Mais tarde esse mesmo cajado se tornou a prova de que Deus havia escolhido a Arão como sumo-sacerdote.

Talvez você tenha algumas habilidades naturais. Se você entregá-las a Deus como sementes, Ele vai usá-las para a Sua glória.
Talvez você tenha muitas promessas de Deus para a sua vida, mas se você não tem nada em sua mão, não será possível a Deus multiplicar. Nada, vezes nada, é coisa alguma.
Se você observar, quando Jesus provia alguma coisa através de seus milagres, ele sempre necessitava algo material, que pertence à nossa dimensão terrena.
Vamos ver isso!
João 2: 1-11 – Jesus transforma a água em vinho. Ele usa a água que já estava lá; os servos obedecem a seu comando e trazem as jarras até ele.
Lucas 5:1-11 – A pesca maravilhosa. Esse foi um milagre de provisão. Pedro pegou emprestado um bote e, em obediência, lançou novamente a rede sob a palavra de Jesus.
João 21:1-11 – A segunda pesca maravilhosa. Os discípulos tiveram fé para lançar e puxar a rede. Jesus proveu Sua palavra. Eles obedeceram quando jogaram a rede do lado direito do barco.
Mateus 14, Marcos 6; Lucas 9; João 6 é sobre a primeira multiplicação dos pães.
Marcos 6:37,38 é tremendo! Cada diálogo na Bíblia é muito especial. O povo está faminto e os discípulos trouxeram o problema a Jesus. Ele disse que os próprios discípulos deviam dar ao povo o que comer. Eles responderam a Jesus com uma pergunta: “Nós vamos gastar tudo isso com pão para dar-lhes de comer?
 Então eles tinham o dinheiro – oito meses de salário de um trabalhador. Mas Jesus tinha outra idéia e mandou que fossem ver quantos pães tinham. Mandou checar o que tinham em suas mãos porque Deus ia tomar aqueles pães para realizar um milagre.
A semente eram 5 pães e dois peixinhos. A obediência se deu quando os discípulos começaram a dsitribuí-los e, fazendo isso, eles viram que a provisão nunca terminava. Glória a Deus! Eles creram em Jesus e se moveram pela fé em Sua Palavra.
Pela segunda vez Jesus multiplicou o pão - Mateus 15 and Marcos 8. Eles estavam num lugar remoto e o povo estava faminto. Jesus estava preocupado com eles e então perguntou aos discípulos: “Quantos pães vocês têm?” “Sete, eles responderam”.  Novamente os discípulos começaram a distribuição sem ver grande quantidade de pães e peixes.
Mateus 17:24-27 - Pedro pegou o dinheiro da boca do peixe. Jesus usou a palavra de Pedro quando respondeu ao coletores de impostos. Pedro disse que: “Jesus paga as taxas do templo”. E usou a obediência de Pedro quando ele foi pescar o peixe.
No Antigo Testamento em II Reis, capítulo 4, a viúva enche as jarras com o azeite que nunca se acabava, e ia se multiplicando de forma milagrosa.
Ela estava presa numa situação sem saída e seus filhos iam ser levados como escravos para pagar dívidas. Quando ela veio ao profeta Eliseu ele perguntou a ela: “Como posso te ajudar? Diga-me o que você tem em sua casa?” Ela respondeu: “Sua serva não tem mais nada, exceto um pouquinho de azeite”.
Então é isso! Era o suficiente para Eliseu resolver a situação. A viúva confiou e obedeceu a sua palavra e fez tudo sem questionar. Ela pegou um grande número de jarras emprestadas com seus vizinhos sem dar qualquer explicação. Ela não estava preocupada com a opinião dos outros. E mais, fechou a porta para toda incredulidade e curiosidade das pessoas colocando sua mente focada em obedecer às ordens do profeta. Ela seguiu as instruções e começou a derramar o azeite, agindo por fé.
O que eu tenho em minhas mãos? Eu já coloquei a minha vida inteiramente nas mãos de Deus e busco andar em obediência. Eu me movo por fé confiando Nele para a minha provisão material, emocional e espiritual. Mas ainda espero por alguns milagres específicos e preciso estar realmente atenta para ver se, em algum  lugar, existe um arbusto em chamas, uma sarça ardente. Eu preciso ouvir Sua voz, o chamado claro, a Sua direção até que finalmente alcance a terra prometida.
E você? O que é isso que está segurando em suas mãos?
 Será que pode obedecer a Deus e lançar isso para Ele? Algumas vezes o cajado em que você confia se transforma em uma serpente e impede o cumprimento do plano de Deus em sua vida!

No comments:

Post a Comment