Friday, December 18, 2015

A Oração do Pai Nosso

A Oração do Pai Nosso
Mateus 6.9-15

Oração é um diálogo. Nós assumimos diversos papéis e diferentes posturas num diálogo. Quando você conversa com seu filho, está no papel de pai ou mãe; quando fala com seu cônjuge você é a esposa ou o marido; se fala com seu patrão, você vai se relacionar como empregado; se está na escola, vai falar com seu professor na condição de aluno e assim por diante.
A Oração do Pai Nosso, como ficou conhecida, é um diálogo ensinado pelo nosso Mestre Jesus. Ele nos manda relacionar com Deus como sendo filhos que estão falando com seu Pai.
1 – Com quem estamos falando? - Com nosso Pai.
Quando falamos a palavra Pai, ela assume um significado diferente na compreensão de cada um. Ele não é como nosso pai terreno; então quem é esse Pai? Se vamos nos relacionar com ele, o que podemos esperar dessa conversa?
3 - Para chamá-lo de Pai, precisamos entender que somos Filhos, seus filhos. Precisamos de receber em nosso espírito essa testificação do Espírito de Deus de que somos filhos (Rm 8.16).
Jesus ensina a seus discípulos a falar com Deus chamando-o de Pai; um pai que está nos céus, na dimensão do reino espiritual.
“Pai nosso, que estás nos céus” (nosso pai e pai de Jesus Cristo)
O povo de Deus no Antigo Testamento não podia chamá-lo de Pai porque o conheciam como “o Senhor” e por falta de relacionamento de amor o trataram com falsidade. Adoravam-no e também aos ídolos, eram infiéis. O povo de Israel foi acusado de traí-lo e adulterar com outros deuses.
Mas quando veio Jesus Cristo, o Messias, tudo mudou. Aquele Deus distante que tinha a função de presidir o universo veio morar conosco, numa mesma casa, se tornou então o nosso paizinho querido.
“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o Monte Sião, e com ele 144 (12 x 12), que em suas testas tinham escrito o nome Dele e o nome de seu Pai” (Ap 14.1).
“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus ...” (I Jo 3.1).
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança ou sombra de variação” (Tg 1.17).
“E porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama Aba, Pai” (Gl 4.6).
“Ele nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais...” (Ef 1.3)
“Crede-me que eu estou no Pai e o Pai em mim: crede-me, ao menos por causa das mesmas obras” (Jo 14.11). Jesus veio nos mostrar o Pai; fazê-lo conhecido. O Pai é um pai de amor, de misericórdia, perdão e compaixão. Capaz de se encarnar como ser humano para nos salvar. Jesus é a expressão exata do amor do Pai.
“ ... Na verdade, na verdade, vos digo que tudo o que perdirdes ao meu Pai em meu nome, Ele vos dará” (Jo 16.23). Ele é um Pai disposto a atender as orações e dar boas coisas a seus filhos.
Jesus falou todo o tempo sobre “Seu Pai e Seu Reino”. “Não temais, ó pequenino rebanho, porque a vosso Pai agradou dar vos o Reino” (Lc 12.32). A oração do Pai Nosso em Lucas enfatiza a bondade do Pai.
Nossa Identidade de Filhos – Se vamos nos relacionar com Deus Pai, devemos encontrar a nossa identidade como filhos.
Jesus nos reafirmou quando enviou Maria Madalena a seus discípulos depois de ressuscitado, para dizer-lhes: “ Estou voltando para o meu Pai e vosso Pai, para o o meu Deus e vosso Deus” (Jo 20.17).
 “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu; sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! ... Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser” (I Jo 3.1,2).
“ ... mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se nós somos filhos, somos logo herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, ...” (Rm 8.15-17).
No Antigo Testamento, Deus, o Todo Poderoso, tinha que dar grandes provas de quem ele era ao povo de Israel, com grandes sinais e maravilhas.
Quando Jesus veio, Ele nos deu a última e maior prova de todas. Agora Jesus faz milagres para que os gentios creiam Nele.
Em Cristo Jesus Deus provou seu amor para conosco e que só deseja receber nosso amor de filhos. Ele se tornou alguém íntimo ao ponto de vir dividir a mesma casa. Hoje falamos com Deus, como o filho do Presidente da República se dirige a seu pai dentro de casa.
O profeta Daniel orou ao Deus Todo Poderoso, dizendo: “Ó Senhor, Deus grande e temível” (Dn 9.4). Nós falamos carinhosamente ao coração do nosso Pai.
Jesus, já se despedindo de seus discípulos, lhes disse que já não os tratava por servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas que agora os chamava de amigos, porque tudo o que ele tinha ouvido de seu Pai, tinha transmitido a eles. Quando o discípulo sabe tudo o que seu mestre sabe, ele muda da condição de discípulo, para irmão e amigo.
Agora eles sabiam o que Jesus sabia a respeito do Pai e podiam ter o mesmo acesso livre a ele (Jo 15.15,16). Jesus ouvia do Pai e falava com seus discípulos. Então eles também conheciam o Pai. Jesus os enviou em seu nome para fazer o que ele fazia. Portanto, podiam pedir a Deus como o Senhor pedia e serem atendidos em tudo o que pedissem em nome de Jesus.
Jesus sempre tinha suas orações respondidas. A receita para termos nossas orações respondidas é conhecer o coração do nosso Pai e orar em conformidade com sua vontade: Pedir as coisas que ele deseja nos dar, como seu Espírito.
A nossa fé, quando oramos, depende do quanto confiamos no amor do Pai por nós. “A fé atua pelo amor...” (Gl 5.6). Confiamos na medida em que amamos e cremos que somos amados.
- “Santificado seja o teu nome”. Ao exaltá-lo podemos usar tantas expressões como Pai amado; santificado, exaltado, glorificado, grandioso, honrado seja o meu Senhor; fonte de alegria eterna, em tua presença estou, papai, fonte de todo amor, criador do universo. Eu ministro a ti o meu amor com toda a força da minha mente, coraçãoi, entendimento emoção e imaginação.
- “Venha o teu Reino”. Devemos pedir que venha o Reino de Deus colocando o Reino em primeiro lugar. Para isso precisamos saber o que estamos pedindo. O que é o Reino? Este Reino vai vir e governar totalmente sobre a terra. Nós vamos viver no novo céu e nova terra.
Neste Reino, Deus é o Rei, e governa com justiça, estabelece paz perfeita e alegria (Rm 14.17).
“Manifesta o teu Reino que está dentro de mim (Lc 17.21), com toda a beleza; manifesta a beleza de teu Reino; a perfeição, a vida que faz brotar cada semente e nascer cada criança e animal. Manifesta a tua vida nos corações, mesmo em meio às trevas e dor, porque Jesus já venceu o pecado e a morte. Manifesta a alegria de teu Reino; rompe as fontes escondidas e faz jorrar teu fogo, tua glória, teu poder. Jesus, manifesta a tua vitória!”
Quando pedimos pelo Reino, em outras palavras estamos pedindo pelo estabelecimento dos padrões perfeitos de Deus, de justiça e santidade.
Pedir pelo Reino é pedir pelo Rei! Que todos saibam que Jesus depôs o impostor, e então ele poderá assumir não somente de direito, mas também de fato o governo.
Jesus disse: “Meu Reino não é deste mundo” (Jo18.36). “Na casa de meu Pai há muitos aposentos... Vou preparar-lhes lugar... Vocês conhecem o caminho para onde eu vou...Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14.2,4,6).
No Novo Testamento, João o Batista foi o primeiro a falar no Reino dos Céus e pregava dizendo: “Arrependei-vos porque é chegada o Reino de Deus”(Mt 3.2).
Jesus continuou trazendo a mesmo mensagem (Mt 4.17,23), mas além de pregar, ele demonstrava com sinais e milagres.
Ele falou inúmeras vezes sobre o Reino dos Céus: Pertence aos humildes, aos perseguidos por causa da justiça. Onde o Reino se manifesta os demônios fogem e os doentes são curados.
Em Mateus 13 Jesus se dedica a um extenso ensino sobre o Reino de Deus. Ele contou 7 parábolas. O Semeador saiu a semear e as sementes cairam em quatro diferentes tipos de solo. O número quatro fala do ser humano, e portanto, toda a humanidade está representada aqui em sua resposta ao Evangelho.
A primeira parte das sementes saiu a beira do caminho, um lugar errado e o inimigo a roubou. A segunda caiu em terreno pedregoso, em local sujo, não preparado adequadamente e não prosperou diante das provas. A terceira parte caiu entre os espinhos; um lugar inóspito, onde terminou sufocada. A quarta parte caiu em boa terra e deu boa colheita.
Jesus falava em parábolas porque quem tinha entendimento espiritual compreendia e crescia em conhecimento e sabedoria. Mas aqueles que não tinham esse entendimento recebiam a semente da palavra mas não tinha revelação da mesma. Assim, a semente lançada nele lhe é tirada, comida pelas aves, roubada pelo maligno, como explicou Jesus.
Mas se a terra do coração humano é boa, a semente frutifica e teremos uma bela plantação de trigo. O inimigo então muda a estratégia. Ele também semeia; ele semeia o joio no meio do trigo; semeia a confusão, porque o joio se parece com o trigo e se mistura de tal maniera que não tem como separar um do outro sem arriscar arrancar o trigo por engano.
Agora, na parábola seguinte, a semente plantada é um grão de mostarda. Tem a ver com “o quê”
Foi semeado. Uma semente muito pequena mas com um potencial enorme. Jesus compare essa semente à nossa fé: “se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda” já teria tudo. Porque a fé tem o mesmo poder, o mesmo potencial de fazer vir a existência uma grande árvore, a partir de uma minúscula partícula.
Mas porque a palavra é tão poderosa e cresce forte, o diabo muda a estratégia. Agora o Maligno não rouba a semente, não faz ela secar, não a sufoca, não tenta se misturar a ela provocando confusão e engano. O Maligno agora vem “fazer seu ninho em seus ramos”; tirar o melhor proveito da situação; usar a Palavra a seu favor, como vemos na maçonaria e tantas outras seitas.
Por isso o Senhor acrescenta em seguida outra parábola denunciando outra estratégia do Maligno. Ele se apresenta como uma mulher que acrescentou fermento numa grande quantidade de farinha e toda a massa ficou fermentada. “Um pouco de fermento leveda toda a massa”(Gl 5.9).
O fermento representa o pecado. O pecado atua mesmo depois que a semente frutificou, brotou o trigo, foi colhido, ia virar pão para alimento, mas eis que entra o fermento do pecado e a massa toda se contamina e se enche de aparência, massem poder nutrir.
Já em casa, com seus discípulos, ele explicou a parábola do joio e contou duas outras: sobre o tesouro escondido e a pérola preciosa falando do Reino dos Céus, apontando para a pessoa de Cristo. Tanto o homem que encontrou o tesouro, como o negociante, estavam procurando e encontraram; ambos venderam tudo o que possuiam em troca de possuir o tesouro maior.
A última parábola compara o Reino a uma rede de pesca lançada ao mar dos povos que apanha todo tipo de peixes. Eles são separados e os ruins lançados fora.
Concluindo, os salvos serão os que receberam a semente da Palavra e entenderam e deram frutos em suas vidas. Mas ainda assim, há aqueles que parecem frutíferos, mas a semente deles foi falsa, foi joio e só têm aparência de trigo. Eles se aninham, se abrigam como aves, à sombra das verdades da Palavra. Querem tirar proveito somente e acabam funcionando como um fermento maligno que contamina toda a massa. Crescem no campo do Senhor, no meio do trigo.
Mas Jesus adverte que o joio será arrancado e queimado; que os peixes, embora venham na mesma rede, serão também separados. Haverá ceifa, separação e juízo final sobre todos e sobre cada um.
O diabo tenta atuar em todas as fases do processo, desde a semeadura, até o momento de usar a farinha para fazer o pão, o nosso alimento. Se Jesus é o Pão sem fermento, o diabo é o pão com fermento, ou o trigo colhido com joio. Ele tenta também vir no meio dos bons peixes, se misturando na rede de Deus. O peixe simboliza o cristão. Mas, na hora final, da colheita, haverá separação.

As chaves do Reino foram entregues à Igreja (Mt 16.19).
Se não nos convertemos e nos tornarmos como crianças,de modo algum entraremos no Reino (Mt 18.13). Da mesma forma se não nascermos de novo (Jo 3). A criança não é hipócrita; ela é verdadeira, sem falsidade e temor do homem; é autêntica.
Jesus veio para anunciar a chegada do Reino e esse foi o maior tema de sua pregações. Também falou todo o tempo sobre seu Pai.
Nós fomos transportados do reino das trevas para o reino de seu Filho amado e temos herança com os santos no Reino da Luz (Cl 2).
Jesus contou uma parábola sobre um rei que partiu para uma terra distante para tomar posse de um reino para voltar depois. Esse era Jesus que subiu aos céus para receber todo poder e autoridade do Pai. Assim como Jesus, um dia vamos partir para uma terra remota e tomar posse como reis. Contudo, também voltaremos para reinar com ele nessa terra.

- “Seja feita a tua vontade na terra como é feita nos céus”. Qual é a vontade de Deus, para que possamos pedir por ela?
Em Gênesis 17.1 o Senhor disse a Abraão: “Eu sou o Deus Todo Poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro”.
A vontade de Deus pode ser encontrada na Bíblia do começo ao fim. Na primeira carta de Paulo a Timóteo capítulo dois, ele fala expressa essa vontade de muitas maneiras. “... deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. É bom e agradável a Deus  que levantemos mãos santas e oremos em todo lugar” (I Tm 2.4,8). “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados (I Ts 4.3).
Precisamos renovar a nossa mente para conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12.2).
Paulo em Efésios 5.17 nos exorta: “Portanto,não sejam insensatos, mas procurem compreender qual a vontade do Senhor. E Efésios 5.8 – “Devemos viver como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.”
A vontade do Senhor é expressa em seus mandamentos. Ele deseja ser amado e que amemos uns aos ouros. No Evangelho de João Jesus repete muitas vezes esse mandamento e quando dava as últimas instruções a seus discípulos reforçou por três vezes: “amai-vos uns aos outros”. É da vontade do Senhor que seus filhos caminhem em unidade de espírito (Jo 17)
- “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” – O alimento para nosso corpo.
- “Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores – O perdão garante a saúde da nossa alma.
- E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal – Aqui pedimos proteção na área do espírito.
Se trabalhamos, vamos ter o pão do nosso sustento, porque digno é o trabalhador de seu salário.
Se perdoamos, vamos obter o perdão de Deus.
Se não cairmos na tentação do pecado, não daremos lugar ao diabo e Deus nos livra do maligno.
Quando orardes (Mt 6.5). Jesus deu instruções a seus discípulos de que devemos orar e que, quando orarmos, têm coisas que devemos fazer e outras que não devemos fazer.
Primeiro vamos ver o que não devemos fazer. Não devemos ser hipócritas orando para nos exibir, aparentar espiritualidade. Isso é religiosidade, querer aparecer usando palavras pomposas para que admirem nossa maneira de falar.
Não devemos usar de vãs repetições; falar sem sentido, tendo a forma sem o conteúdo; sem dar profundo sentido  ao que estamos falando. Devemos orar com o nosso coração para mover o coração do Pai.
Se eles queriam ser vistos e ouvidos pelas pessoas eles já tinham conseguido seu objetivo e não tinham mais nada a receber da parte de Deus.
Por outro lado, se a nossa intenção é ser ouvidos por Deus, como devemos orar?
1 – Suplicar o que seu Pai já sabe que necessita. Devemos mover seu coração como fazem as crianças com seus pais terrenos.
2 – “Mas quando você orar, vá para o seu quarto e feche a porta...”. O lugar de oração é um lugar de intimidade, onde não devemos ser perturbados ou interrompidos. Nosso Pai está num lugar secreto e é no lugar secreto que vamos encontrá-lo. Precisamos fazer como Jesus que se retirava sozinho para orar e Deus, que vê o que se faz em segredo, nos recompensará.
Quantas vezes queremos impressionar as pessoas a nosso respeito e trocamos a aprovação de Deus pela aprovação dos homens? Trocamos a recompensa de Deus pela recompensa de homens. Precisamos escolher se desejamos a recompensa de nosso Pai ou a recompensa de pessoas.
Deus vê o nosso coração. Jesus condenou a hipocrisia. “... exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estão cheios de hipocrisia e iniquidade” (Mt 23.28).
A hipocrisia é a manifestação de fingidas virtudes, ou sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão, fingimento, falsidade com o objetivo de causar boa impressão no outro.

Num relacionamento de intimidade, onde as duas partes se conhecem, não cabe a hipocrisia, porque existe somente a verdade. Essa deve ser a regra de nosso relacionamento em oração com Deus, de sinceridade e honestidade completas; de filho para Pai e de Pai para filho.

A Parabola dos Tempos Modernos

A Parábola dos Tempos Modernos

A parábola, como instrumento literário usado por Jesus, usava uma linguagem comum às pessoas da época. Falava do universo em que seus ouvintes viviam, e apesar disto, poucos alcançavam uma compreensão clara do que Jesus estava dizendo. As mensagens, aparentemente simples, numa linguagem familiar a eles (contextualizada), traziam significado espiritual profundo, e até hoje falam de forma diferenciada aos nossos corações. Cada um poderá compreender o que foi dito, ora de uma forma superficial, ora de forma mais abrangente ou profunda, dependendo de sua maturidade espiritual, da profundidade de seu relacionamento com Deus e com o Espírito Santo, verdadeiro autor da Bíblia.
Assim é que, entregamos ao Espírito de Deus a inspiração de mais essa parábola. Vamos configurá-la, - para usar de uma palavra de nosso atual dicionário de informática – à realidade de nossos dias, numa linguagem de hoje, falando ao homem dos tempos modernos.

Em Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.
Lucas 13:18,19 – e dizia Jesus: A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fêz-se árvore ..”
O grão de mostarda era o menor grão,  a menor partícula conhecida por aquele povo, capaz de produzir uma hortaliça do tamamnho de uma árvore.
O que hoje nós conhecemos, semelhante a que eu o possa comparar? (repetindo  pergunta de Jesus.)
A menor partícula que conhecemos é o átomo (agora o quartz), capaz de compor grandes estruturas, o qual temos fé em sua existência, embora não o vejamos com os nossos olhos naturais.
Jesus disse que se tivermos fé, diremos a esse monte, ergue-te e te lanças no mar. O que é o monte senão um amontoado de átomos?
- O que era a grande árvore de mostada, senão a expansão do pequenino grão?
Se a fé é a certeza das coisas que se esperam, eu devo ter toda a certeza do mundo quando uso o nome de Jesus Cristo, o criador de todas as coisas, o autor e consumador de nossa fé. Se comando uma ordem no nome de Jesus ao qual todas as coisas no céu, na terra e no mar estão subjugadas,  ela será obedecida.
Não é a criatura maior que o Criador, e nem a matéria superior ao espírito. Assim como ligo e desligo uma tomada, pela Palavra de ordem que sai da minha boca, falada em nome de Jesus, todas as coisas, de qualquer natureza, estão submetidas a mim. Todas elas não passam de montes, de aglomeração de átomos sem vontade própria, ou com sua vontade submetida àquele que tem o controle de tudo.
Se ordeno à enfermidade que saia em nome de Jesus Cristo, é natural, e não sobrenatural, que virus, bactérias ou qualquer outra coisa, obedeça imediatamente!
Para os usuários do computador, seria como um comando de mouse, ou numa tecla, para alterar toda uma realidade aparente na tela.
Hoje vemos a tecnologia numa corrida  desenfreada. A cada dia se faz mais do que todos os anos anteriores. Podemos assistir na televisão pessoas que já morreram há muito tempo, falando e se movendo como se ainda existissem. Podemos ouvir e ver pessoas, que naquele mesmo momento se encontram do outro lado do mundo. Não podemos explicar exatamente como, mas sabemos que não é um fenômeno sobrenatural.
Essa mesma tecnologia tem então anulado o efeito tempo e espaço.
Os computadores são as mais novas ferramentas do homem. A rede internet permite a ligação entre todos os computadores do mundo. Podemos estar assentados num quartinho de fundos do quintal, conversando e recebendo imagens na tela do computador de todo e qualquer lugar do mundo.
Tudo isso nos aproxima de Deus. Podemos imaginar que, se ele tivesse diante de si uma grande tela como de computadores, poderia controlar ao mesmo tempo, tudo o que se passa no mundo.
O computador existe há pouco tempo, está sendo aperfeiçoado, e ele imita o cérebro humano, que é infinitamente mais complexo e foi criado por Deus. Logo, a mente de Deus é infinitamente superior ao cérebro humano e aos próprios computadores.
Daí, fica bem mais fácil entender a onisciência de Deus. Quanto à sua soberania, penso que talvez tenha criado a formiga do tamanho do elefante e, depois, num comando de mouse, no toque de uma tecla de seu piano que compõe a harmonia universal, Ele diminuiu a formiga e fêz o elefante grande. Na “pattern” de cores, Ele escolheu as tonalidades e fêz as variações.
E quanto ao homem?
Veio do barro = água + terra, e o sopro da vida, do ar, da respiração de Deus.
E o fogo? Este ficou reservado para ofinal dos tempos, para purificar e glorificar, ou para consumir e destruir o homem.
Amigo da matemática, nosso soberano e perfeitamente maravilhoso Deus, preferiu não usar o Zero e o Hum, do código binário dos computadores. Antes optou pela combinação 1, 2 e 3.
Nosso Deus é triuno; criador do homem ( corpo, alma e espírito), que organizou a partir dos átomos (núcleo, prótons e neutrons), todas as coisas, como por exemplo, o planeta – terra, água e ar.
Esse Deus nos deu seu filho Jesus que, durante seu ministério de 3 anos, finalizou uma obra tremenda de reedificação do templo, em 3 dias.
Para fazer o homem, a sua obra mais admirável, levou 2 x 3 ou 3 + 3 dias.
Três dias esteve Jonas no ventre do grande peixe, até estar pronto para fazer a vontade de Deus. Três dias esteve Jesus no ventre da terra e há três dias estamos da volta do mestre. Não me perguntem se esses “três dias” são na verdade três anos, ou 2 x 3, que daria 6 mil anos, próximo aniversário dessa velha terra.
Mas, como 2 + 2 são 4 – número do homem, por isso mesmo, minha humana opinião – Jesus está voltando!
Eu não vou querer perder, literalmente, por nada desse mundo, o que este Deus, tão inteligente, de tanto senso estético, tão inimaginavelmente incrível, tem reservado para aqueles que o amam.
É o apóstolo Paulo quem nos diz: olhos jamais viram e ouvidos jamais ouviram o que Deus tem preparado para nós.
Imitação ridícula tem Sanatás preparado: um computador qualquer, estrutura limitada por sua mente doentia e falida.
O anti-Cristo vai se manifestar em figura humana, mas também operar um “computador central” na tentativa de dominar a raça humana. Mas a mente de Deus é infinita e imcomparavelmente maior.
Enquanto Satanás, criatura infeliz de Deus, luta para suplantar o Criador, nós, filhos de Deus que somos, temos no poder da palavra, vida e morte, (Jesus Cristo e sua autoridade). Esse Jesus disse que faríamos obras maiores que as dele e isso inclui o domínio sobre as forças da natureza e ressuscitar mortos. Essa mesma Palavra que, manifestada, gerou o Universo, poderá controlá-lo. E ai de satanás, esmagado debaixo de nossos pés, pisada a cabeça da serpente, derrotado pelo filho do homem. O nosso Deus é o Criador e não seria justo enfrentar uma mera criatura porque seria fulminada sem a menor chance.
Nós somos a resposta de Deus a satanás, feitos pouco menores que os anjos, à semelhança deste Criador tão, tão, ... amoroso.



Fotos nepal