Saturday, March 11, 2017

De Olhos Abertos

Às margens do Mar Morto

Na antiga Jerusalém

No Canadá


De Olhos Abertos

“Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” (Jo 9.25).

Satanás ainda reina no trono usurpado e ele continua governando esse mundo com suas leis injustas e todo estrutura de injustiça. Ele comanda um campo de prisioneiros cegos. 

Ele cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Co 4.4).

Eles sequer sabem quem são prisioneiros; não podem ver a altura dos muros da prisão e vivem iludidos pensando que são donos da própria vida e vivem em liberdade.

O homem vive aprisionado dentro deste sistema de injustiça, a sociedade vive escravizada como no Egito. Suas terras e tudo o que pensavam possuir, na verdade pertencia ao Faraó. Isso ficou registrado no tempo de José quando houve uma grande seca na terra.

Estamos assistindo a toda essa convulsão social no Brasil. São cegos guiando cegos, como disse Jesus, e ambos cairão no buraco. Já caíram e nem se dão conta de quão fundo é. 

Se você tem uma habitação ela na verdade não é sua. Foi adquirida com seu dinheiro, mas não pode ser vendida sem que você pague pesadas taxas ao governo. Se você quer usar o dinheiro com outra finalidade, não pode. Se vende um apartamento terá que dividir qualquer lucro com o governo imediatamente e dentro de seis meses tem que adquirir outro imóvel. Não pode usar “seu dinheiro” para comprar um apartamento mais barato e um carro, por exemplo. 

Você não é absolutamente livre para administrar o que possui. Você mora num apartamento que pensa ser seu, mas terá que pagar o condomínio e o IPTU ou você perde o imóvel. Isso é só um exemplo. Você pode também usar um carro que você chama de seu, desde que você pague permanentemente pelo direito de tê-lo e de usar o chão por onde passa. Todo mês temos contas para pagar e não temos como fugir disto. A maioria trabalha o mês inteiro só para tentar pagar seus tributos ao final de cada mês e cada mês e cada mês.

Os que conseguem subir na escada mais alto um pouco, o fazem pisando a cabeça dos que ficam abaixo. As próprias leis injustas são um estímulo constante para que sejam burladas e isso acontece sempre que alguém tem uma chance. Os que são colocados em posição de autoridade são como os algozes do Egito. Eles eram hebreus, mas estavam a serviço do sistema, e extorquiam tudo o que podiam de seus próprios irmãos fazendo-os produzir o máximo, com o mínimo e debaixo de seu chicote. Isso somente para continuar alimentando o sistema de poder.

Só existe uma saída. Quando os prisioneiros cegos começam a enxergar eles se dão conta de que são escravos e estão numa prisão. Vendo, eles enxergam a Luz.  “A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens (Jo 1.4). Uma vez que os cegos passa a enxergar eles vão em busca da luz e da liberdade. É dessa forma que encontram Aquele que é a porta, o caminho, a verdade sobre sua condição e a verdadeira vida.

A Verdade, que é Jesus Cristo, quebra a cegueira do engano em que as pessoas vivem. Elas mudam de foco e passam a trabalhar não pela comida que perece, mas pela que permanece para a vida eterna (Jo 6.27). 

O próprio Jesus orou a respeito desses que receberam a Palavra da Verdade: “Não peço que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou” (Jo 17.14,15). Continuamos aqui nesse mundo, mas pertencemos ao Reino de Deus e estamos sujeitos às suas leis como cidadãos. Jesus disse: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22.21).Mas então, ele manda a Pedro pescar um peixe e tirar da sua boca o dinheiro para pagar o imposto. Da mesma forma, ele provê para seus filhos o recurso, de maneira sobrenatural para que continuemos sobrevivendo nesta terra.

Embora fisicamente estejamos aqui, nessa prisão gigante que é o planeta terra, espiritualmente já vivemos numa outra dimensão onde reina o Rei de Justiça. Uma vez que nossos olhos foram abertos, nós entendemos que esse mundo é uma prisão. Começamos então a tentar libertar os outros prisioneiros mostrando para eles sua verdadeira condição, e A Verdade que pode libertá-los. Existe uma única porta e um caminho que nos tira para fora dessa realidade ilusória, desse transe em que vivemos. Essa porta é Jesus Cristo. 

“Damos graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu Amor, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados” (Cl 1.12-14).

Nossa sentença já foi cumprida, a dívida que tínhamos já foi paga, está consumado! Muitos, por não ter conhecimento deste fato, ou não acreditar, continuam cumprindo pena. Um ótimo exemplo de um cego que pensava ver foi o apóstolo Paulo. Ele foi confrontado com a própria cegueira e só então foi capaz de enxergar a verdade, sobre si próprio e sua real situação.

 Alguém já pagou a dívida. Jesus Cristo é o único escape. Ao menos se eles recebessem essa boa notícia e pudessem crer estariam voltando para a casa desse Pai amoroso e generoso que já providenciou para eles o resgate. 





No comments:

Post a Comment