Thursday, August 28, 2014

Filhos por Adoção

Marcia e Nissi em Faridabad (India) - 2010
Filhos Por Adoção

Minha oração nos últimos dias foi para que o Senhor me capacitasse a amá-lo mais e ser mais grata a Ele. A resposta chegou rapidamente numa manhã em que acabava de despertar.
O Espírito Santo me lembrou do fato de que sou uma filha adotiva e de que isso implica em muitas considerações. Me dei conta de que fui alvo de uma escolha.
Por que todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o Espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados (Rm 8.14-17).
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo (Gl 4.5-7).
Uma filha natural nasce da carne e sangue de seus pais. Não houve escolha envolvida nesse processo - nem da parte da criança e nem da parte de seus pais. O amor, nessa relação, é algo instintivo, colocado pelo próprio Deus e, que se aprofunda e aperfeiçoa com a convivência. Num caso de adoção não: os pais decidem, escolhem amar uma criança entre muitas outras. A criança não tem qualquer poder de influenciar essa decisão. De maneira gratuita, ela é alvo do carinho, do amor e da escolha dos pais que decidem tomá-la para si, levar para sua casa, dar um lar a essa criança. Tomam para si a responsabilidade de cuidá-la, educá-la, num processo de contínua correção e aperfeiçoamento. Todo traço da antiga paternidade, toda hereditariedade deve ser removida, no que se refere às más inclinações, doenças do corpo e da alma. Os pais adotivos querem ver esse filho, não como um estranho, mas como um igual a eles, uma criança que tenha sua semelhança.
Assim também Deus, nosso Pai adotivo, quer nos curar de toda rejeição com seu amor, quer remover todo vestígio do pecado e de suas conseqüências em nossa vida. Nada do velho homem deve permanecer, as coisas velhas ficam no passado e dão lugar às coisas novas. Um novo registro de nascimento é necessário quando acontece a adoção, a criança recebe um novo sobrenome que vai carregar por toda a vida. A criança adotada, legalmente está nascendo de novo, de uma nova paternidade que vai lhe proporcionar uma nova vida!
Certa vez trabalhei numa entidade que possuía um orfanato. Uma menininha, presa a seu berço ou no cercadinho, me cativou de maneira especial e tive que me esforçar para não me apegar muito a ela. Ela sequer tomou conhecimento de que era alvo do meu carinho e preocupação. Estava em meio a tantas outras crianças que, dependiam de voluntários para receber certa dose de carinho e atenção, em dias e horários determinados. Qual o maior sonho dessas crianças, carentes de cuidado e afeto? O desejo mais ardente é de, um dia, ser escolhida para a adoção, possuir um lar e pais que possam amá-las.
Que alegria então, podemos desfrutar, nós, que fomos escolhidos por Deus. Ele nos viu, nos escolheu, nos amou, nos separou para si como filhos adotivos, herdeiros de seu Reino. “Não temais, ó pequenino rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino (Lc 12.32).
Como Pai ele nos tem tratado, moldando o nosso caráter, nos ensinando, nos corrigindo e nos aperfeiçoando, para cada dia mais, nos parecermos com ele.
Quando um casal deseja adotar, é raro que escolha crianças doentes ou imperfeitas, que não possam corresponder às suas expectativas de um desenvolvimento normal. Deus Pai, no entanto, busca para adoção àqueles que são rejeitados, desprezados, doentes e imperfeitos. Ele demonstra assim do que o seu amor é capaz. Seu amor pode operar milagres e Ele receberá toda a glória.
 “... Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.  Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes, tanto maus como bons...( Mt 22.8)
A carta aos Efésios 1.5,6  fecha esse argumento – “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, para o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”.

 
Boston - USA - Aniversário em 2013 (56 anos)

No comments:

Post a Comment