Saturday, June 21, 2014

A Paz que Guarda a Nossa Mente.


A Paz Que Guarda Nossa mente

Filipenses 4:7 - ... e a paz que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Eu costumava pensar neste texto sobre essa paz que excede todo entendimento como uma paz que não pudesse ser explicada. Realmente ela é uma paz que não pode ser explicada, mas, mais que isso, ela uma paz que vem a nós, mesmo quando não podemos entender coisa alguma.
Muitas vezes nós ficamos pensando: por quê, para quê nós estamos nessa terra? Qual o objetivo de Deus para as nossas vidas? Como a mente de Deus funciona? Como devemos entender todas as coisas? Como nós podemos penetrar no mundo espiritual; um mundo que está tão além do nosso entendimento? E, no entanto, apesar de nada compreendermos, de nada entendermos dos mistérios de Deus, das coisas mais profundas de Deus, ainda assim, a paz de Deus pode guardar os nossos corações.


Haja Paz em Jerusalém!

Salmo 122:5-9  - Salmo 18:34,37 - Salmo 144:1 -  Apocalipse 21:9d,10
Isaías 2:4 - Mateus 24:6 - Tiago 4:1,2 - I Pedro 2:11

Orai ela paz em Jerusalém! Essa é uma ordem expressa no Salmo 122 pelo Rei Davi. Não tenho obedecido a esse comando como deveria. Talvez ainda não compreenda a dimensão de seu significado. Precisamos orar pelo povo de Israel e pela cidade de Jerusalém. Ela reflete o que nós mesmos somos! Pensando desta forma, podemos meditar na Palavra de Deus, sobre a paz e sobre a guerra, de maneira que possamos entender, obedecer e orar pela paz com o fervor necessário.
Jerusalém, como centro das atenções em Israel, é disputada como a cidade santa de três, dos maiores blocos religiosos da humanidade: o cristianismo, judaísmo e islamismo. Toda a história dos reinos e dos povos gira em torno dos destinos de Israel. Essa afirmação se baseia em fatos. Não vamos falar aqui especificamente sobre a importância da nação judaica e seu papel no desenvolvimento e cumprimento dos propósitos eternos de Deus. No entanto, os conflitos envolvendo esse pequeno país, se desenrolam desde a antiguidade.
Jerusalém é um tipo do coração humano, em permanente guerra, dividido entre o bem e o mal e, por isso mesmo em guerra contra seus irmãos. Mas Jesus nos deixou o bem mais precioso, segundo João 14:27 - Deixo-vos a minha paz.... não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. O medo rouba a paz, apavorada a pessoa ataca para se defender.
Tiago 4:1,2 - De onde procedem as guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
Cobiçais, e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis.
Se você andar em comunhão com o Senhor vai aprender a pedir o que realmente importa e vai receber o que é seu.
I Pedro 2:11 - Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma.
Basicamente o conflito surge da ruptura, da divisão. Na unidade temos a paz, mas tão logo surge uma segunda opinião, uma outra maneira de pensar, se estabelece o confronto e a guerra.
Um dia, Jerusalém será a sede do governo do Messias, a Jerusalém celestial será o lugar da habitação de Deus com o homem. Haverá paz no relacionamento do homem com Deus; haverá perfeita paz, porque seremos uma só cidade, unida de forma plena ao nosso Senhor.Em João 14 diz que o Verbo tabernaculou entre nós. No futuro ele vai morar em definitivo com o homem.
Isaías 2:4 - Ele julgará entre muitos povos, e corrigirá muitas nações; estes converterão as suas espadas em relhas de arados, e suas lanças em podadeiras: uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
A Jerusalém terrena vive em guerra com os irmãos ao redor, com Ismael. A razão é porque a guerra está em seu coração rebelde contra o Messias; está também no coração das nações vizinhas, igualmente rebelde contra o Messias.
Antes que o homem pecasse, ele era um espírito que possuía uma alma e habitava um corpo; éramos uma alma vivente em perfeita comunhão com nosso Pai. Quando uma outra cabeça pensante entrou na história trazendo pensamentos divergentes, houve o rompimento da comunhão perfeita com Deus e entre o casal e posteriormente entre seus filhos, se instalando a inimizade e a guerra em todas as suas dimensões. Embora essa guerra tenha brotado inicialmente no coração de Adão e Eva ela se estendeu a toda a humanidade através das gerações. Eles pecaram e perderam a paz.
Como Igreja nós somos corpo de Cristo, somos o exército do Senhor e também a Noiva do Cordeiro.Todas essas figuras falam de andar junto, de unidade.
I Coríntios 12:27 - Ora, vois sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
Salmo 144:1 - Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha, e os dedos para a guerra...
Salmo 18:34,37 - Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze. Persegui os meus inimigos e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles.
Apocalipse 21:9d,10 - Vem mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha, e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia da parte de Deus,...
As guerras têm se sucedido e vão continuar até que venha o Príncipe da Paz (Isaías 9:6).
Mateus 24:6 - E certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
O sinal de que o fim se aproxima é quando a paz é anunciada. Uma falsa paz é oferecida pelo Anti-Cristo, assim como Satanás nos oferece diariamente falsas promessas de paz (Jeremias 6:14 e I Tessalonicenses 5:1-3).
No entanto a verdadeira paz é Jesus Cristo quem nos dá. II a Timóteo 3:12 diz que: “ Todos quantos quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.
Em Isaías 28:18 lemos que o diabo tem uma falsa paz a oferecer ao povo de Deus, mas essa aliança com a morte, será anulada. Existe uma nova aliança de paz no sangue do Cordeiro. O diabo tenta fazer acordos de falsa paz e quando aceitamos, ele se assenta no trono de nossas vidas, ou tenta fazê-lo e, de repente, vem a destruição. Não há paz no conforto e segurança econômica, nos bens materiais, nos relacionamentos, no poder ou na fama. Só há paz em Jesus Cristo porque ela independe das circunstâncias terrenas que nos cercam.


No comments:

Post a Comment