Wednesday, June 25, 2014

Um Lugar Seguro!


Um Lugar Seguro

No texto de Lucas 13 Jesus diz que “Os galileus mortos não eram mais pecadores que todos os outros; nem os que morreram no acidente da Torre de Siloé”. Eles morreram vítimas das maldades de satanás porque não se arrependeram. Estavam “fora da Aliança”. Se pertencessem a Deus, Ele os guardaria. Uma figueira sem os frutos do arrependimento será cortada. Jesus amaldiçoou a figueira sem frutos, numa referência a Israel.
Israel, a figueira, seria cortada porque depois de três anos do ministério de Jesus ela continuava estéril.
Em Lucas 13.32-35 Jesus responde aos fariseus: “Preciso prosseguir hoje, amanhã e depois de amanhã”. No terceiro dia Ele estaria pronto para morrer, ou seja, no terceiro ano de seu ministério. Até lá ele estava na obra.
Depois disto, a figueira Israel seria cortada e só voltaria a vê-lo quando o reconhecessem como o Messias.
Havia uma mulher encurvada há 18 anos, “aprisionada por satanás”. O problema daquela mulher não era a prática de pecado, pois Jesus afirma que ela era filha de Abraão. Ele então a liberta e fala sobre o Reino de Deus. Com o Reino se parece, ou que comparação ele poderia fazer? “É como um grão de mostarda, uma semente que foi semeada na horta”. Mas essa semente se degenerou e, ao invés de ser uma hortaliça, ela cresceu demais e se tornou uma árvore, talvez como a figueira. Quem sabe Israel? Os demônios (aves), fizeram ninhos em seus ramos. A mostarda cresceu demais, assim como a massa cresceu demais, uma vez levedada pelo fermento no próximo exemplo dado pelo Senhor.
Ou, o Reino de Deus era um pão sem fermento, símbolo do pecado; mas um pouco de fermento escondido na massa afetou e modificou toda ela. Da mesma forma o fermento do engano de Herodes e dos fariseus, estava fazendo perder a todo Israel.
Por isso segue-se a pergunta: “Senhor, serão poucos os que serão salvos?” Jesus respondeu: “A porta é estreita. Muitos vão tentar entrar no Reino e não vão conseguir”.
Jesus disse isso para aos judeus que pensavam ser salvos e que conheciam-no de conviver com ele de maneira superficial. O Senhor ordenou que se afastassem dele, no dia da salvação, porque praticavam o mal. Eles iriam perder seu lugar à mesa do Reino de Deus.
Eles apedrejavam os profetas enviados por Deus e rejeitaram a Jesus como o Cristo, o ungido de Deus.
Nós permanecemos no Reino pela fé; somos ramos que foram enxertados na árvore (Rm 11.21).
O texto de Mateus 7.21 esclarece: “Nem todo o que me DIZ Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas apenas o que FAZ a vontade de meu Pai”. Não é pelo que falamos, mas pelo qque fazemos, pelos frutos que somos avaliados. Embora fizesse muitas coisas em nome do Senhor, até mesmo expulsar os demônios, eles tinham a motivação errada: “Praticavam o mal”. São falsos profetas, com aparência de bem, mas por dentro são maus.
Tem que ouvir a Palavra e praticar os ensinamentos de Jesus, como quem constroe sua casa na Rocha. Jesus amaldiçoou a figueira sem frutos se referindo a Israel. Eles entraram debaixo de maldição de Deus pela desobediência (Dt 28). Não se arrependeram e Deus, então,  não pode protegê-los contra a destruição que veio por satanás.

Foto: Marcia em Rickshaw na India.




No comments:

Post a Comment