Tuesday, June 24, 2014

Na Tailândia - Lugar de densas trevas do Budismo

As Armas da Luz


Assim como o Pai me enviou eu os envio. João 20:21
Eu (Jesus) sou a luz do mundo. João 8:12
Vós sois a luz do mundo. Mateus 5:14
O povo que andava em trevas, viu grande luz e aos que viviam na região da sombra da morte, respladeceu-lhes a luz. Isaías 9:2

Jesus não saiu da região da Palestina, mas a intensidade de sua luz alcançou o mundo e alcançou os povos da época como também através dos tempos. Como a luz de um relâmpago que é vista muito tempo depois de emitida, como o rastro brilhante de um cometa, visto anos depois que passou, como as estrelas que vemos onde elas já não estão, assim é Jesus. A luz emitida se propaga indefinidamente, eternamente. Jesus é essa luz de grande intensidade atravessando o tempo e o espaço sem jamais perder seu brilho. Deus disse em Gênesis 1:3: Haja luz e houve luz. Essa luz criadora de todas as coisas que saiu da boca de Deus veio se propagando até entrar na nossa atmosfera terrestre, aquilo que o apóstolo João chamou de plenitude dos tempos. Os magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos Judeus, porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. O próprio Jesus diz conforme João 8:12: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida.
Devemos ser como Jesus: uma chama jamais extinta. Se somos luz que brilha em Jerusalém, o lugar onde estamos, nosso brilho vai aumentar de intensidade cada vez mais, conforme Provérbios 4:18: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito. O azeite de nossa lâmpada será aumentado, porque o Senhor derrama mais, à medida de nossas necessidades, e nossa chama vai lançar luz sobre Jerusalém, toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra.
A luz não pode ser confinada e em Mateus 5:15 lemos que nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa. Precisamos lançar nossa luz sobre a escuridão. Se somos testemunho de luz, vamos clarear o caminho para os demais. Diante da luz, toda treva foge! E surge um caminho onde antes não se via caminho. O caminho estava lá, mas não podia ser visto antes que houvesse luz.
O Evangelho de João começa dizendo que no princípio, o Verbo estava com Deus e que o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João (Batista). Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz para que todos viessem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para testificar da luz, a saber a verdadeira luz que vinda ao mundo, ilumina  todos homem.
Em João 3:17,18,19 diz: Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse  o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem Nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade se aproxima da luz a fim de que suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
O homem está em trevas, com seu entendimento cegado pelo deus deste século, e tem uma venda sobre seus olhos e ouvidos para que não veja a glória de Deus e nem ouça as boas novas da salvação (    ). Essa é a condição da humanidade que caminha para a morte sem conhecer outro caminho. Vai se precipitar no abismo eterno longe da luz de Deus para sempre.
Se tão somente acendêssemos a luz, todos se desviariam da queda fatal. A Palavra de Deus diz que fomos transportados do reino das trevas para o reino do Filho do seu amor (Colossenses 1:13,14). Como foi feito esse transporte? Ele nos libertou do império das trevas para o reino de Seu Filho no qual temos redenção, a remissão dos pecados. Uma luz nos captura no exato instante em que pronunciamos a palavras entregando nossa vida ao Salvador. Essa luz é o próprio Jesus Cristo e ela se faz o Caminho que nos transporta de uma realidade espiritual à outra. É algo instantâneo como quem acendesse a luz num quarto escuro, tudo se ilumina e verdadeiramente enxergamos e nos damos conta da realidade ao nosso redor. Em Efésios 5:14 diz: Desperta , ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
Esse era o trabalho do apóstolo Paulo: abrir os olhos dos gentios e convertê-los das trevas para a luz, da potestade de Satanás para Deus, a fim de que eles recebessem remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Jesus. (Atos 26:18).
O texto em I Pedro 2:9 diz: Vós sois raça eleita ... a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
A mesma luz do Espírito de Deus, que penetrou as mais baixas regiões do inferno e arrancou de lá Jesus Cristo, elevando-o às maiores alturas da presença do Pai, é a luz que vem sobre quem aceita a Cristo e é imediatamente transportado de um reino de escuridão para um reino de luz. Em Cristo, vamos fazer o mesmo caminho de volta para Deus.
Em Mateus 4:16 diz: O povo que jazia em trevas viu grande luz,e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Esse povo, é todo aquele que jaz, assim como um morto jaz, para sempre “repousando” na morte, até que a ressurreição de Jesus o alcance, morrendo em seu lugar, de forma substitutiva, através da obra de redenção realizada na cruz.
Muito embora o Senhor tenha nos retirado das trevas, as trevas ainda não foram totalmente retiradas de nós. A salvação é fato consumado, no entanto nossa santificação precisa ser desenvolvida para que possamos entrar em maior plenitude na nossa Canaã celestial. Só o que houver da natureza do novo homem em nós, vai entrar no céu. O texto de Gálatas 4:30  deixa claro que de modo algum o filho da escrava (nosso homem carnal) será herdeiro com o filho da livre (nosso homem espiritual).
Temos um bom exemplo no povo judeu que deixou a terra da escuridão e da morte. Eles saíram do Egito rumo à terra prometida por Deus, mas tiveram que vagar deixando pelo caminho, tudo o que havia em sua velha natureza escrava. Assim também nós, enquanto peregrinamos nessa terra, temos que ir deixando para trás nosso velho homem escravo do pecado, num processo de cura e libertação gradativa, até que cheguemos à estatura do varão perfeito. (         ).
Só quem entrou na terra prometida foram os filhos daqueles que saíram do Egito. Esses não haviam provado os alhos e cebolas, mas só conheceram o maná enviado dos céus e, por isso, tiveram suas naturezas e mentes transformadas. Ainda assim, quantas vezes cederam ao inimigo e não souberam se apropriar do território que Jeová reservara para eles. Esse é um tipo da nossa vida cristã, tantas vezes cheia de vitórias e outras tantas, amargada pela derrota quando não conseguimos andar em obediência à Deus.
O apóstolo Paulo nos exorta na Carta aos Efésios 5:8: Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, e justiça, e verdade, provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.
Jesus é a glória de Deus manifesta aos homens. (     ) Ele foi enviado para manifestar a glória de Deus; nós também fomos enviados para manifestar a glória de Deus aos homens. A vida dos que te cercam será transformada não pelo que você diz, mas pelo que você é – se somos chamados para dar testemunho da luz, precisamos mostrar a realidade dessa luz fluindo através das nossas vidas.
Quando um missionário vai a um povo ainda não alcançado, ele, como portador da luz, já enfraquece as trevas somente pela sua presença. Suas palavras precisam ser luz, bombardeando a espessa escuridão. Mas ainda que não possamos estar pessoalmente, podemos estar em espírito através de nossas orações. O intercessor lança luz em meio às trevas, suas palavras são como espadas de luz cortando as densas trevas, enfraquecendo o poder do inimigo de maneira perseverante até que Jesus rompa a escuridão e resplandeça nos corações.
É preciso orar para que Jesus Cristo abra os olhos aos cegos, e os ouvidos aos surdos, que ele faça andar os aleijados para que todos adquiram condições de, por meios próprios chegarem ao autor da salvação, reconhecendo o Seu senhorio. Jesus, em seu ministério terreno, curou e libertou a muitos, mas, destes, apenas alguns o receberam pessoalmente como seu Salvador. O Pai deu testemunho do Filho através das obras que Ele o enviou a realizar (João 5:36). Mas, em João 3:32 diz ... contudo ninguém aceita o seu testemunho.



No comments:

Post a Comment